Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

15 de mar de 2015

Mais do mesmo.


Imagem retirada da internet


Há muito tempo não escrevo, acho que cansei. Fico indignado como o povo Brasileiro que só protesta quando mexem no bolso dele. Tudo bem que a democracia permite essas nuances. Sei também que ela não permite aos governantes roubarem, por outro lado, nos permite que tenhamos pontos de vista diferentes, por isso mesmo, podemos nos indignar com o que quiser a qualquer hora. 

Mesmo que na hora errada, pelo motivo errado.

Passei pela Av. Gov. Pedro de Toledo de manhã (9h30) lugar onde foi marcada a manifestação contra o governo, devia ter umas 400 pessoas no máximo. Jovens, velhos, casais, crianças. A Maioria é claro com camisetas da seleção brasileira, outros com a bandeira nacional. As camisetas em sua maioria com o  número 10 (off course!) ninguém quer perder, não é?

Parei minha bicicleta e observei a manifestação. Selfies rolavam a mil, ninguém queria perder a chance de parecer “bem na fita”, afinal atualizar o face e o instagram é preciso. Confesso que até me arrependi de não estar com a minha câmera. 

Depois de algum tempo parado, comecei a divagar, imaginei que o pessoal iria para a praça Rui Barbosa (área central e nobre da cidade) apesar de não conhecer o trajeto, ao meu ver seria o mais lógico. Talvez nesse momento, ou em outro falariam palavras de ordem ou até, cantariam o Hino Nacional. Que coisa linda, que beleza! Exemplo de civismo! E ...???  

Cada um vai para sua casa e espera a mais nova cagada do governo ou dos parlamentares para protestar de novo. De novo!?

Na minha concepção, protestar (com intuito de mudar algo) poderia ser, por exemplo, inscrever-se como amigos de uma escola, ajudar na alfabetização de adultos, voluntariar-se em alguma entidade assistencial séria, inscrever-se como líder comunitário e atuar, participar nas sessões da câmara municipal, cobrar dos seus vereadores, porque, para mim, cidadania é um DIREITO. E EDUCAÇÃO é a palavra chave.


Sem educação NENHUM povo atinge a sua maioridade política, não se desenvolve a crítica tão útil para o desenvolvimento e a MANUTENÇÃO da cidadania sem atuação de fato.

“... É seu dever manter a ordem?
É seu dever de cidadão?
Mas o que é criar desordem,
Quem é que diz o que é ou não?
São sempre os mesmos governantes,
Os mesmos que lucraram antes....”
Titãs – Música Desordem.

A manifestação é válida. Muitas pessoas que lá estiveram devem estar imbuídas do espírito patriótico, algumas até devem exercer seu DIREITO a cidadania plena, outras até quem sabe devem fazem algumas das coisas que mencionei, mas a grande maioria, me desculpem, não passam de massa de manobra. Verdadeiras vacas de presépio. 

Enquanto o tempo passa, o esgoto do poder vai sendo aberto, ralos estão sendo limpos, seus moradores (baratas, ratos e outros bichos imundos) saltitam deles querendo achar um novo buraco, um novo ralo para esconder-se, proteger-se, alimentarem-se. Foi assim até pouco tempo atrás com o mensalão, lembra-se?? Quem ficou preso?? E desses, quantos já estão soltos ou em “prisão domiciliar”?


Latet anguis in herba (Virgílio) – A serpente se esconde sob a erva.

A letra  dessa música parece ter sido escrita ontem, não foi, mas, como infelizmente continua atualíssima, vale a pena ouvir e raciocinar.




0 comentários:

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11