Print Friendly and PDF

Inscreva-se !

Coloque seu e-mail aqui!:

Entregue por:FeedBurner/Cidadão Araçatuba

11 de jun. de 2011

Muda você, mudo eu, e quem sabe, mudamos todos nós.

 Sou eu? Ou é você?  
Imagem retirada da internet.

Dias atrás sentei-me no sofá de casa, (era domingo), e comecei a "zapear" em busca de vida inteligente na televisão chamada de "aberta".

A impressão que tive, com uma honrosa excessão, é que poderia ter insistido durante o dia todo, se paciência tivesse, e com certeza não conseguiria encontrar nenhum programa, que valesse a pena ser assistido por completo.

Programas de humor ultrapassados, com personagens caricatos e manjados, filmes antigos que todo mundo já sabe qual o final, programas de auditório que comprovam a falta de inteligência de seus produtores, ou numa análise mais criteriosa, a nossa em assisti-los.
Estamos regredindo!
Menção honrosa a nossa querida TV Cultura, que por ser pública, deveria ser sinônimo de atraso, incompetência e ingerência, mas que "insiste" em apresentar, e fazer programas educativos, e de alto nível. 


Nessa semana voltou a tona a história da famosa cartilha do MEC, que ensina que 10 - 7 é igual a 4.  
Já tinha ouvido falar sobre a tal cartilha, mas confesso, não conhecida os número$
Além de revoltante, é um absurdo imaginar que existem gestores públicos jogando dinheiro fora desse jeito. Erros de diagramação, editoração e revisão no material? Tenha a santa paciência, faltou é vergonha, isso sim!

O MEC tem tentado se superar, basta analisar a sucessão de burradas protagonizadas por eles, já deu vexame na prova do Enem (2009-roubo e fraude no gabarito, 2010-questões inexistentes,repetidas), já provou a falta de competência com o famoso e vergonhoso kit gay, cujo dinheiro para “criação” (nosso dinheiro), foi vergonhosamente gasto, e como se não bastasse isso, a história não ficou bem explicada, em virtude do grande "ti-ti-ti" criado, o certo mesmo, é que o dinheiro evaporou. 


Mas entre uma erupção vulcânica e outra no Chile, Brasília também sofreu umas sacudidelas, que foram suficientes para derrubar um ministro, que coisa boa! 


Mas, a semana ainda reservava outras surpresas, e a que eu considerei mais indigesta, foi o caso Battisti, pegou mal, muito mal mesmo para o nosso governo, e com certeza, a Itália nos denunciará ao Tribunal de Haia

Será que tudo isso é culpa da televisão?

Vamos raciocinar...
-A grande maioria de nós se submete a essa lavagem cerebral assistindo; Silvio Santos, Luciane Gimenez, Faustão, Gugu, Pânico na TV, Ana Hickman, Ratinho, não necessariamente nesta mesma ordem,se não tiver tido um A.V.C, continuam em frente, assistindo, as novelas da Globo, da Record e do SBT, e mais, dezenas de programas religiosos de vários credos, em vários horários diferentes, isso tudo junto deve com certeza comprometer a nossa capacidade de raciocínio, tornando-nos zumbis, é isso!


Encontrei o problema!  

Então a solução encontrada só pode ser essa, DESLIGUE A TV! 


Estou em parte ironizando caro leitor, claro, assiste a TV quem quer, não somos obrigados, mas você já se deu conta de quanto tempo o brasileiro perde em frente á TV? (clique aqui e veja a pesquisa).


Nossas mazelas, como a fome, a doença, a falta de moradia, de educação, não podem fazer parte desse teatro de horrores em que se transformou nossos lares em determinados horários do dia, teatro patrocinado pela nossa querida Televisão, que busca sempre, o melhor retorno aos seus "investimentos" nos programas apresentados.

Assisto aos noticiários, mas não deixo de ler um bom livro, faço meus passeios de bicicleta, procuro encontrar pessoas com quem valha a pena conversar e quando dá, leio um bom jornal (de papel ou eletrônico), visito sempre que posso um amigo, um parente que há muito tempo não vejo. 


Faço isso, para não tornar-me um sábio televisivo, desses que SEMPRE começam uma frase assim:


-Você viu aquele programa no canal tal... 
-Conhece alguém assim?

Muda você, mudo eu, quem sabe mudamos todos nós, afinal, essa situação tem que mudar.


O que fará a respeito?


Essa música é de 1987, mas infelizmente atualíssima!





15 comentários:

Rita Lavoyer disse...

Paulo, boa-tarde!
Li o seu texto "Muda você, muda eu...
mas não consegui inserir o comentário lá no seu blog.
Segue abaixo, se quiser inseri-lo fique à vontade.
Obrigada

Rita Lavoyer

"Já observou em qual tempo verbal os comerciais conversam com a gente? Dão ordens o tempo todo, e o que é pior: a televisão não responde, não escuta, apenas dá ordens! Hipnotiza de tal forma que grande parte dos problemas infantis, hoje, são causados pela TV.
Pesquisas revelam que durante 3 horas de desenho animado, uma criança assisti em torno de 20 cenas de violência, apenas em desenhos animados, não digo filmes e novelas. Então sabemos o que entra dentro de casa.
Há programas muito instrutivos nas TVs por assinatura, mas poucas crianças curtem isso.
Fala você, falo eu, fala o pastor, o professor, o psiquiatra. Mas e daí, somos todos pais.
Muda você, muda eu, muda o pastor, muda o professor, muda o psiquiatra e continuamos sendo pais, protegendo os nossos filhos dentro de casa, porque lá fora o perigo é iminente.
E as nossas crianças óóóóóó.
Mesmo assim não podemos ficar de boca fechada, porque esse assunto é realmenter muito sério.
1 aparelho na sala está bom demais. Não quero outro. "

Cidadão Araçatuba disse...

Obrigado pela visita e pelo comentário.
Estou de acordo com você,mas ainda assim, nos canais pagos, a grande maioria dos desenhos também são veiculados nos canais abertos. O que precisamos, é nos conscientizar que essa "babá eletrônica" não é a ideal, nisso você está totalmente certa.
Abração!

Samanta disse...

Olá amigo !!!

demorei mas cheguei para fazer-lhe uma visita !
Excelente tema, adorei a reflexão !
Eu não assisto a canais abertos, mas mesmo com "trocentos" canais a cabo, lhe confesso que mesmo assim é difícil achar algo interessante e instrutivo, a maioria são só para lazer mesmo, distração, nada que nos acrescente...
Sabe que muitas vezes fui excluída de conversas só porque não sabia as novidades da novela ?? kkk bom, melhor pra mim, não é mesmo ?
Por isso, quando posso dou uma garimpada pela internet mesmo, para ler coisas interessantes, e como você, utilizo o tempo livre para ler um livro, passear e conversar com meus iguais que desconhecem os nomes dos personagens das novelas rsrs
Acredito que a Tv tenha sim, muita influência nas pessoas , principalmente as mais simplórias e humildes... infelizmente...

Um enorme abraço e boa semana !

José Hamilton Brito disse...

Verdade mais que verdadeira e é isso mesmo....menos o papai aqui. Tevê aberta eu só assisto a Cultura, que o amigo destacou e tem coisa nela que eu também nao vejo. Alé dos National geographic e seus similares assisto todos os files " veios" do TCM. Sou fissurado em Bobanza, Chaparral mesmo sabendo que ficam milionáriosdando pedras e cactus para oa bois comerem.
Assisto aos filnmes mais clássicos e alguns lançamentos. De resto, leio muito e fico aqui no "pareio" escrevendo as minhas coisas, fazendo pesquisas para os meus netos.

Cidadão Araçatuba disse...

Querida Samantha com todo esse potencial que você demonstra no seu blog,e pelos comentários sempre pertinentes, excluírem você porque não conhecia personagens de novela, foi na verdade, um favor que te fizeram. Pois, se limitam a amizade a isso... Não precisa falar mais nada, não é? Rs...
Grande Abraço e obrigado pela visita!

Cidadão Araçatuba disse...

Olá Zé!
Finalmente um comentário seu publicado AQUI!
E digo que é sempre um prazer recebê-lo.
Continue lendo e ajudando os netos, mas não esqueça de publicar suas lindas poesias e reflexões para que possamos lê-las!
Abração!

Andréia Borba disse...

Olá!
Notável seu post!
Infelizmente as pessoas não se dão conta do quanto deixam de viver, de sentir e de pensar simplesmente por conta desse péssimo hábito de ficar grudados na telinha da TV.
E o pior é perceber que os pais tem o costume de ligar a dita cuja para os filhos pequenos, a fim de os manterem "ocupados"...
Argh!
Excelente reflexão!
Voltarei tão logo seja possível.
Abraços,
Déia

Paty Michele disse...

Olá Cidadão
Eu já desliguei. Vejo pouquíssimo, pq não tenho paciência para uma programação que subestima nossa inteligência.
Prefiro a infinidade de páginas da internet.
abçs

Cidadão Araçatuba disse...

Oi Andréia que bom tê-la por aqui! Agradeço a sua visita e suas palavras, obrigado por esta visita e espero você outras vezes, abração!

Cidadão Araçatuba disse...

Paty tudo bem?
Que bom que você desligou, vai expandir sua cabeça, tenha certeza! Rs...
Abração!

Atena disse...

Paulo:
Gostei! Felizmente não estou sozinha em minha cruzada anti-burrice. rsrs
Desde 1994, quando assinei tv a cabo, nunca mais olhei canais abertos. Claro que, em algumas rodas, fiquei sem assunto, pois não tinha a mínima ideia sobre o que os demais falavam. Outro dia, assistindo um noticiário em canal aberto (agora não estou em casa e sem net)descobri quem cantava a vaquinha ou eguinha, sei lá, pocotó. Uma tal de Lacraia. Nem, sabia que tal criatura existia. Meus filhos me chamam de E.T. (fora da real) rsrs Ao contrário, leio e me informo sobre tudo que acontece no mundo, na medida do possível. Agora, não me pergunte sobre Lady Gaga, o máximo que sei é que ela existe. rsrs
Você já ouviu o Stand by me dos Playing for Change? Eu não canso de ouvir. Considero o melhor arranjo (música popular) que já ouvi em toda a minha vida.
Sua "consulta" no post anterior de meu blog já está respondida. Não deixe de ler o atual, é uma pérola de texto.
abração, amigo

Cidadão Araçatuba disse...

Lady Gaga? Quem? Rs...
Linda, baixei em MP3 e pedalo com ela, você sabia que um daqueles cantores morreu? O Atena eu já li, apesar de clara e satisfatórias as suas instruções, não sei como implementá-las, pois o "familiar" não mora comigo, mas de qualquer forma muito obrigado!

Lucas Pereira disse...

Também vejo muito pocuo TV, na maioria tem noticias sensacionalistas, nudez. A cultura é sim um canal muito educativo, é um canal perfeito pras crianças. Bom ... se me permite o espaço: Estou precisando dê uns cadastros no meu site. Será que pode me ajudar? Cada indicado eu ganho 5 reais e 5 reais dos indicados dos meus indicados. Se puder faça assim: Acesse esse link www.tv2010.com.br/vamosaosucesso1 Clike no final dele (lá em baixo no rodapé) em PROGRAMA DE AFILIADOS e faça o cadastro. Coloke ke seu blog tem no minimo 1 mil acessos diarios pra seu blog ser aceito (mesmo não tendo as 1mil por dia pode por, eu fiz o mesmo). No prazo de 48 horas uteis é aceito. Abraços e sucessoo ...

Jackie Freitas disse...

Olá querido Paulo!
Cada vez mais fica difícil utilizar a TV, principalmente a dita "aberta", como referência de instrução, cultura ou informação. As emissoras visam IBOPE e isso não tem relação direta com qualidade. Aliás, quanto mais desgraça, melhor... Outro dia estava aqui refletindo sobre isso, pensando nas razões que levam programas de péssima qualidade a fazerem tanto sucesso. A conclusão que cheguei foi pelo fato de estarmos doentes (coletivamente), desacreditados de nós e do poder de reação. Falta-nos, talvez, forças para dar esse basta e deixar que as notícias miseráveis e aterrorizantes dominem nossas vidas! Misérias e desgraças sempre existiram, mas elas estão se potencializando por causa dessa fragilidade que nos assola... Temos, sim, o poder de mudar isso, porém, ainda vejo que falta atitude para dar um basta nisso tudo!
O seu título está PERFEITO! Parabéns!
Grande beijo,
Jackie

Cidadão Araçatuba disse...

Olá Jackie! Que bom que encontro coro nas idéias, e em várias vozes, essa estado de coisas tem que acabar, nosso povo não pode mais continuar a ser manipulado desse jeito.
Obrigado pela presença!
Grande Abraço!

Postar um comentário

Comente, discuta, reflita, sua opinião é muito importante!.

Blogueiros unidos participam e divulgam!

Blogueiros do Brasil
Cia dos Blogueiros

Clique, conheça nossa história.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores diHITT

Seguidores

Leve o Cidadão com você!


Total de visualizações desta página.

Plágio é crime! Quer copiar? Não custa nada pedir, obrigado!

IBSN: Internet Blog Serial Number 21-08-1966-11